domingo, 25 de março de 2018

O Ciclo da Vinha! O Ciclo da Vida!

Essa semana,  minha amiga querida, uma irmã de Alma, a Ruth Junqueira, me mandou uma imagem de uma parreiral, na Suíça.
Foram acesas fileiras de tochas, como velas gigantes, com o intuito de aquecer as plantas e não permitir que elas morram congeladas nesta época tão crucial para o ciclo da vinha.
Na Europa estamos no início da Primavera e as temperaturas não dizem o mesmo.
Foi assim que me veio a idéia de falar sobre o "tempo" da videira.

Inverno

Nessa fase do ano a planta "dorme", perdeu suas folhas durante o Outono e agora é hora de repousar. Refazer suas forças e seus nutrientes serão concentrados. Hora de pensar na vida, em "como seremos" quando o Inverno passar...
Quase no final da estação e início da Primavera, vai acontecer "O CHORO DA VIDEIRA", é neste momento que a planta vai acordar e sua seiva começará a circular pelo caule, quando cortado ela "chora".  A temperatura do solo deve subir para esse despertar.


Primavera

Na Primavera teremos o aparecimento dos brotos, a germinação, são nossas idéias que começam a "bombar". E como tudo que é novo é frágil, precisa de muito carinho e cuidado, para que não morra antes mesmo de dar os frutos.

Verão

A planta cresce, os caules crescem, as folhas se multiplicam, as cores estão vivas. Assim como conosco, o Verão traz a vida para a planta. A videira começa a florescer, muito importante que não ocorram mudanças climáticas nesta fase ou não teremos uvas sadias e nem em quantidades ideais.
As flores, ao se "alimentarem"da luz do sol, vão pouco a pouco se transformando em frutos, são os bagos da uva.  Neste tempo os frutos ainda estão verdes e começarão  a mudar de cores e ganhar as tonalidades tintas ou verdes tão variadas, dependendo do tipo da uva.

Outono

Agora é a hora da maturação, momento de se "posicionar" na vida, assumir suas escolhas e mostrar ao mundo para o que veio. "Sou uma Merlot de classe e estou pronta para encher sua garrafa, Petrus..."
A colheita da uva será feita neste período e é MUITO importante que o enólogo cuide deste tesouro com olhos de águia e escolha a hora exata para retirá-las. Essa é a vindima.

No final deste período a planta vai perder todas suas folhas, vão ficar somente os galhos e ela voltará a dormir, chegou o Inverno e começamos tudo de novo...
O que me fez pensar, que assim é nossa vida, temos o tempo de descansar, de florescer, de nos colorir e de dar os frutos. As vezes pegamos algumas chuvas fortes pelo caminho, uma geada não esperada, mas assim como os produtores da Suíça, existe SEMPRE a opção de salvar a plantação e acender as velas pelos caminhos.

Tim Tim e um ótimo Outono para todos nós, que possamos nos tornar EXCELENTES uvas.

Larissa Moschetta


Nenhum comentário:

Postar um comentário