domingo, 8 de abril de 2018

Romorantin, Quel Cépage est-ce? Romorantin, que uva é essa?

Você já ouviu falar desta uva? 
Para mim foi uma grande novidade, por isso meu desejo de dividir com você, essa informação.
Na verdade, há alguns anos, não vou contar quantos para não “perceber” a passagem do tempo, um casal de amigos especialíssimos, Jochen e Maren, me apresentaram a essa preciosidade e me presentearam com uma garrafa “exclusiva” do Domaine des Huards. Eu sei, ter amigos assim NÃO TEM PREÇO, e mais uma vez tenho que reforçar, meus amigos são MUITOOOO generosos. Merci!
Então vamos lá...
Romorantin é uma uva branca que atualmente SÓ é prodozida na AOC Cour - Cheverny, no Vale do Loire, França.
Os vinhos são muito minerais e trazem aquele toque dos Chardonnays produzidos em Chablis. Também não poderia deixar de ser, uma vez que essa variedade era amplamente plantada na Borgonha, até que foi extinta da região e “salva” pelo Loire...Risos
Existem apenas 35 produtores desta uva no Vale do Loire, podemos dizer que é rara, não acham?
Diz a lenda que a Romorantin foi trazida da Borgonha para o Loire a pedidos do rei Francisco I, 80 mil mudas foram plantadas às margens de seu Château de Romorantin.
O que esperar desta uva? 
De tonalidade palha, límpida, reflexos brilhantes, aromas bem minerais, giz, frutas cítricas e um levíssimo toque de mel.
Na boca tem um extrato incrível e grande acidez. Acompanha muito bem queijos de cabra e carnes brancas.
Não passa por barrica, pois como o produtor disse: “É uma cepa rara, com aromas e sabores únicos, não queremos que nada interfira nas suas características puras” (Domaine des Huards - Cour - Cheverny/ Jocelyne e Michel Gendrier/ produtores Biodinâmicos) www.domainedeshuards.com
Espero que tenham apreciado essa informação e tenham a oportunidade de provar essa variedade, de qualquer forma, o mais importante no universo de Bacco é não parar nunca e ter a certeza que teremos SEMPRE algo novo para degustar.




Tim Tim!

Larissa Moschetta


Nenhum comentário:

Postar um comentário