domingo, 20 de maio de 2018

Leveduras Indígenas, afinal o que é isso?


Pois é, estamos sempre usando milhares de termos nesse universo do vinho, muitos ainda desconhecidos para a grande maioria.
Então vamos entender um pouco o que são as leveduras indígenas, mas antes de mais nada, vamos relembrar: "Como a uva vira vinho?"
Depois de colhidas as uvas vão para contina onde serão tratadas, separadas, etc... tudo dependendo do estilo de vinho a ser feito, o açucar da uva é transfomado em álcool através da ação das leveduras, só então temos o vinho, senão teríamos suco de uva.
As leveduras que estão presentes na atmosfera e na casca da uva, são chamadas de leveduras indígenas ou leveduras selvagens. Como o próprio nome diz, não se sabe como irão reagir e tampouco as características que serão destacadas durante a fermentação enquanto essa não começar a acontecer.
Já as leveduras selecionadas são produzidas visando resultados específicos, aromas, sabores do vinho e essas são comercializadas por empresas que as criam e vendem aos produtores de vinho que já tem em mente "o que gostariam" de "tirar"de cada uva, que tipo de características  nos vinhos.
Você deve estar se perguntando: "O que é melhor ou pior?" "Por que escolher uma ou outra?"
Existem enólogos que afirmam que só poderemos ter um vinho de "terroir, com características próprias, se deixarmos a natureza agir, desta forma as leveduras selvagens seriam as indicadas.
Porém, corre-se o risco de não "sair" aquilo que se esperava de uma produção e existem os defensores das leveduras selecionadas para serem usadas corretamente para cada tipo de vinho.
Essa é uma discussão que não tem certo nem errado, melhor ou pior, desde que o vinho esteja saudável é tudo uma questão de gosto.
Por isso os vinhos são bebidas tão mágicas e deliciosas, estão sempre mudando e abrir uma garrafa, para mim pelo menos, é sempre uma surpresa.
O que vale mesmo é ao final de um tempo termos tido mais surpresas boas que ruins!!


Tim Tim

Larissa Moschetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário