domingo, 28 de outubro de 2018

Um vinho doce muito especial!!!

Quem gosta de vinho, deve também ter no seus arsenais de sabor, uma doce lembrança de um vinho doce!!
Eu honestamente e infelizmente não tenho o sabor deste vinho na minha memória, pois nunca tive chance de provar, mas de qualquer forma, fica registrado minha vontade e divido com você, a história do VIN DE CONSTANCE!!
Foi Jan Van Riebeeck em 1652 que plantou as primeiras coxeiras na África do Sul, mais exatamente no Cabo e já em 1659 colheu os primeiros frutos de seu trabalho, colhendo uvas Moscatel e outras uvas brancas, e preparando um vinho!
O tempo passou e em 1685 o Cabo Simon Van de Stel foi viver por lá, e buscou um bom solo para também plantar suas uvas...Esse local foi chamado de Constantia!
Depois de alguns anos, os vinhos produzidos naquelas terras, começou a fazer sucesso, e nascia ali o famoso Vin de Constance!
Com a morte do Cabo, seus bens foram divididos e as terras com videiras ganharam novo dono, chamado Klein, que deu continuidade à produção de vinhos!
No início de 1700 começou a exportação deste vinhos para a Europa e pelo resto do mundo!



Hoje em dia este vinho é produIdo com a uva Muscat de Frontignan, colhida em momentos distintos de maturidade, desde madura até mesmo a supermadura, o que produz, segundo meus estudos, já que nunca provei, um equilíbrio maravilhoso entre acidez e açúcar, o que é essencial para vinhos doces!
Este vinho para torná-lo mais especial, é mantido em barricas de carvalho francês novo (Cerca de 60%), carvalho húngaro e acácia por 3 anos, e posteriormente passa por um estágio em tanque de aço por 6 meses, antes do engarrafamento.
Os sabores e aromas que predominam neste vinho são de frutas cítricas carameladas, com uma persistência gigantesca...Um vinho que respira história e prazer!




Saúde Sempre!

Luciana Martinez

2 comentários:

  1. Não provou... Ainda!
    É, de fato, SENSACIONAL!
    Doida pra dividi-lo com amigos queridos! ��

    ResponderExcluir