domingo, 17 de fevereiro de 2019

Por que brindamos, heim!?

Não me recordo de ter visto pessoas que abrem um vinho, servem, mas não brindam...E isso vale para outras bebidas também, claro!
Brindar está muito presente na nossa cultura, e na de muita gente por aí também, mas então vem a pergunta...E por que brindamos, heim!?

A união para celebrar o fim de uma guerra ou algum outro fato, vem de muito tempo. Na idade média já se promoviam reuniões com este intuito, mas a principal razão aí, era que reunindo os inimigos e aliados para uma celebração, os exércitos não seriam surpreendidos pelos adversários!

E o brinde onde entra!?

Naquela época o envenenamento era bastante comum, então para evitar que as pessoas morressem por ingerir veneno em vinhos e etc, começaram a bater com certa força seus copos uns contras as outros, fazendo com que algumas gotas voassem de um copo para o outro, e se houvesse veneno em qualquer copo, ambos morreriam!
Então era uma forma de garantir que ninguém mataria ninguém!
E se na Idade Média faziam isso, até hoje mantemos o hábito, mas já com mais delicadeza, usando taças mais frágeis, e não mais com medo de ser envenenado, e sim, apenas para celebrar!







Saúde sempre!

Luciana Martinez

Um comentário:

  1. Conheço outra interessante versão.
    Ao degustarmos alguma bebida, envolvemos todos os sentido, menos o da audição.
    Olhamos com a visão, cheiramos com o olfato, sentimos com o tato e o paladar... Para não deixar a audição de fora, criaram uma forma de trazer uma elegância para o único sentido remanescente, e esta forma foi o brinde.
    O brinde é o estimulo auditivo da bebida...
    Um brinde ao conhecimento!

    ResponderExcluir