domingo, 26 de maio de 2019

A uva Barbera...


Já ouviu falar na uva Barbera? 
Esta pouco conhecida uva, produz um vinho tinto da região da Itália surgido no século 13. Trata-se da terceira uva mais plantada em toda a Itália, que nasceu na região noroeste do país, numa região chamada de Piemonte, conhecida também pela plantação da uva Nebbiolo, famosos por seus vinhos Barolo e Barbaresco.
A grande diferença além das características que predominam entre uma uva e outra, a grande diferença entre uva Barbera e a Nebbiolo é o contraste entre os preços dos vinhos produzidos. Enquanto o Barbera "tem um preço que cabe no bolso", conhecida até mesmo como "o vinho do povo", o Barolo e o Barbaresco (produzidos a partir da uva Nebbiolo) são para ocasiões especiais. Outras características marcantes da Barbera é a cor não muito intensa e alta acidez. Na maioria das vezes, o rótulo pode ser apreciado até sete anos após o engarrafamento.
Frutado, ele tem gosto de cerejas, morangos e framboesas. Quando jovem, o vinho Barbera pode ter aroma de mirtilos também. Com pouco tanino e alta acidez natural, a uva Barbera é uma boa pedida para harmonizar vinhos com alimentos ricos e reconfortantes, como queijos, carnes e cogumelos.
Além de Piemonte, a uva Barbera é cultivada em outras regiões da Itália, como Campania, Emilia-Romagna, Puglia, Sardenha e Sicília.
Fora do país, a Argentina, a Austrália, os Estados Unidos e até mesmo o Brasil são outros produtores conhecidos de vinhos de qualidade com a Barbera. Em regiões quentes, como a Califórnia nos EUA, destacam-se toques de ameixa, além do sabor frutado de cereja.




Saúde Sempre!

Luciana Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário