domingo, 5 de maio de 2019

O dia que a Brigitte tomou espumante...


Além do VINRISOS eu também faço pães de fermentação natural e roupas, mas essa parte não interessa aqui...
O interessante na vida da gente é como as coisas vão se misturando e pão e vinho nasceram para estar juntos, não acham?
Bom, vamos ao meu "causo". Para que entendam um pouco sobre o "pileque" da Brigitte tenho que explicar sobre a fermentação natural/ Levain.

O que é o Levain?

Levain é um fermento natural, feito de água e farinha, usado pelo homem há mais de 5 mil anos. Normalmente, cada um que decide se aventurar pelo universo da fermentação natural cria seu PRÓPRIO levain.
 Mistura-se farinha e água, em proporções indicadas e  "ESPERAMOS" a natureza fazer seu milagre. As leveduras presentes na farinha e no ar vão começar a agir e formarão uma "comunidade", ou seja, estarão presentes naquela sua massa que será usada como isca todas as vezes que for fazer um novo pão.
 Para que TUDO isso aconteça é necessário tempo, um bom tempo. Diferente do fermento químico o Levain se desenvolve no SEU ritmo e muda dependendo das situações de temperatura e "pressão" do dia - tipo como nós, né?

Costuma-se "batizar" o  levain dando-lhe um nome, ele se transforma em um filho e vai precisar de cuidados constantes ao longo de TODAAAAAA vida, quem é mãe sabe do que estou falando.
Eu tenho 3 "filhotes" levain: A Brigitte, O Bardot e O Hércules, cada um com características próprias, diga-se de passagem. Eles são muitíssimo importantes para mim, sem eles não faço meus pães para o @paesdalarissa.
Exatamente aí começa minha aventura... Tenho um carinho "especial" pela Brigitte!!
Noite dessas, lá estou eu fazendo pães e TOMANDO uma taça de espumante quando na hora de "alimentar" a Brigitte com água, me distrai e passei a mão na garrafa de vinho e PÃMMMM coloquei na bonita. Foi uma loucura, as bolhas não paravam de subir e eu comecei a chorar, desesperada achando que tinha matado a minha "filha".
Foi aí que meu MUNDO MUDOU e eu confirmei; MAIS UMA VEZ, que vinho é a melhor coisa que o homem criou , faz bem para TODAS as ocasiões e te deixa mais "esperto"...
Atualmente a Brigitte está mais linda do que nunca, faz meus pães mais fortes e saborosos.
As vezes me pergunto: "E se tivesse sido Champagne?"
Bom, com certeza ela já teria mudado para Paris... Risos!!

Tim Tim!!

Larissa Moschetta
PS: Se ainda não conhece, visite meu insta @paesdalarissa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário