domingo, 28 de abril de 2019

Sommelier, coach e etc - Todo mundo pode se chamar assim!?

É um fenômeno...As profissões se multiplicam, mas mais do que isso, as pessoas se multiplicam em profissões antigas e tradicionais nestes novos tempos!
Até aí, não há problema algum, pois bons profissionais tem espaço sempre, mas...Sem formação ou com formações incompletas, alguém pode se nomear sommelier, coach ou qualquer outra profissão que lhe venha a mente!?
Me refiro a estas duas profissões, pois a de sommelier eu acompanho mais de perto, e a de coach acompanho de forma mais distante, mas ainda assim, vejo gente despreparada dando “pitaco” para todo lado!!
E o que tem isso!?
Simples: Denigre a imagem da profissão, causa desinformação e mais ainda, desestimula o estudo de quem se dedica tanto aos estudos, seja ele ligado a qualquer profissão!
Claro! Jancis Robinson não fez curso de sommelier, mas gente...Estudou e degustou mais do que todos que venham a ler este blog, e não me excluo desta estatística!...E escreveu mais livros sobre o assunto, com tamanha profundidade, que não seremos capazes de ler e compreender tudo...Simplesmente porque é um conteúdo gigantesco demais!
Portanto, experiência ajuda sim em certas profissões, e podem fazer com que uma graduação ou estudo mais prolongado seja necessário, mas...Vamos combinar: Passemos uma boa parte da vida estudando e degustando, e então, se considere sommelier, coach ou outra profissão que desejar, mas antes disso: Sejamos humildes e moderados, e nos apresentemos como profissionais em eterno aprendizado, ou o nome que quiser dar...Não os nomes tradicionais e oficiais...Não por enquanto!




Saúde sempre!


Luciana Martinez


Nenhum comentário:

Postar um comentário