quinta-feira, 4 de abril de 2019

Tinto, Branco ou Rose?

Essa é uma das perguntas que mais escuto dos meus amigos na hora e escolher um vinho ou tentar harmonizá-lo com um prato.
Como a proposta do VINRISOS é ser um canal de informação descontraído e descomplicado, vou passar algumas dicas sem mimimi, ok? Risos
Os tintos são mais estruturados e tem mais corpo.
O que isso quer dizer; imagine-se tomando um gole de leite e depois virando um copo de iogurte, entendeu a diferença?
Portanto eles ficam ótimos com carnes mais pesadas, que é o caso da carne vermelha. Concordam comigo que uma carne, por mais "light"que ela seja é mais "pesada"do que um frango ou um peixe?
Então se sua escolha for um filete acebolado, vá de merlot.
Os vinhos brancos são mais leves, delicados, com aromas florais  e normalmente possuem uma acidez mais marcada.
O que é isso; fazem sua boca "salivar", sabe o "dá água na boca"? É isso.
Ficam deliciosos com peixes e aquele lombo preparado com abacaxi e toque de especiarias. Os queijos costumam harmonizar muito melhor com os brancos do que com os tintos. Bom, isso, na minha humilde opinião.
Os Roses: Ahhh, os roses... Foram massacrados há uns anos atrás, tudo bem que fomos os responsáveis por isso quando nos "empanturramos"de uns produtos duvidosos do mercado . MAS, atualmente, eles vêm recuperando sua reputação e já podemos provar excelentes exemplares por todos lugares.
Antes de mais nada vamos deixar algo claro; o vinho rose é considerado um vinho tinto e ele NÃO é feito da mistura de tintos e brancos - salvo raríssimas excessões, mas isso é assunto para outro post.
Os roses trazem consigo um pouco do "peso"dos tintos e do frescor dos brancos.
Por isso que muita gente se refere a eles como "coringa". Eu, por exemplo, quando saio em turma e cada um vai pedir um tipo e prato ou se tem muitos estilos diferentes de pessoas, recorro sempre aos deliciosos e versáteis vinhos roses.
Bom gente, vamos parando por aqui ou esse texto vai ficar gigante.
Tm tim e até logo mais, com um branco, um rose e um tinto na mão.

Larissa Moschetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário