domingo, 4 de maio de 2014

E aquela garrafa de vinho guardada por anos...Foi pro vinagre!

(Sugestão do tema: Erica Ambrozin)

E chega aquele dia especial, família e amigos reunidos, você vai no esconderijo, pega aquele vinho que você comprou anos atrás, e decreta:

É hora de abrir essa maravilha!

Num momento quase solene, você retira o lacre, a rolha, coloca um pouco na sua taça e...Descobre que o tempo passou, e seu vinho que "deveria" melhorar, virou vinagre!

Quase chorando, você joga na pia ou usa na salada, e ainda tem que explicar para os convidados, que a festa vai rolar sem "aquele" vinho!

Então vem a pergunta: Posso guardar qualquer vinho ?
A resposta é...Não!
Ouvi uma vez a frase, e acho que é a mais perfeita: Se você guarda um vinho com a intenção de tomá-lo no futuro, você é um otimista nato!

Um vinho para envelhecer, precisa de um bom equilíbrio entre taninos, acidez, álcool e açúcar, e estes componentes são diferente em cada estilo de vinho (seco, doce e etc) mas para simplificar a história, os vinhos que compramos nos supermercados, ou até mesmo os que compramos em lojas especializadas, com preços bem acessíveis, devem ser tomados em poucos anos!
Poucos vinhos, poucos mesmo, são para envelhecer por 10, 20, 30 anos!
Mas se você quer alguns exemplos de vinhos que o tempo só faz bem, segue alguns:

- Brunello di Montalcino (Itália)
- Vinhos com a uva Pinot Noir da Borgonha (França)
- Barolo (Itália)
- Sauternes (Vinho doce da França)
- Don Melchor (Vinho da Concha & Toro - Chile)

A maioria dos sites dos produtores e também muitas revista especializadas, indicam se aquele vinho é para ser degustado ainda jovem, ou envelhecer...Vale a pena pesquisar!
Eu também cheguei a acreditar um dia, que um especialista em vinhos poderia dizer se um vinho poderia ou não ser guardado, mas a verdade é uma só: Podemos acreditar mas revista, livros e no site do produtor, mas a gente só sabe mesmo se o vinho tem chance de envelhecer bem, degustando!
Portanto, envelhecer é para poucos, melhor degustá-los no auge da vivacidade: Será muito mais prazeroso!



Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário