domingo, 12 de julho de 2015

Você acha que vinho tem aroma de pimentão, chocolate, morango e etc, por que os produtores colocam isso tudo no vinho!?

Se você está aí, rindo do tema desta semana, então eu lhe informo, e talvez isso não faça diferença, mas mesmo assim informarei, que está que vos fala, já chegou a cogitar esta hipótese, e por isso, divido com os que tiveram ou tem esta dúvida, um pouco mais sobre o tema!
Não, fiquem tranquilos, aquele vinho que você gosta, que tem aromas de chocolate, não teve nenhuma adição de chocolate durante sua produção!
E o mesmo acontece para o morango, cereja, violeta, baunilha, abacaxi, couro e tantas outras coisas que você sinta o aroma no vinho!
A uva, solo, temperatura de fermentação, passagem ou não em barrica, envelhecimento e tantas outras coisas, ajudam nestes aromas.
Mas se você quer mesmo saber o que lhe faz sentir aquele aroma de estrebaria ou curral, pode ser algo que você, como eu, fugiu tanto durante a sua vida: A química!
Pois é, isso acontece, e tentarei simplificar para não "torrar seus miolos", porque o aroma é desencadeado por moléculas bastante complexas, de diversas classes químicas, que nos ajudam a sentir os aromas que associamos a frutas, couro e tantas outras coisas!
Quanto mais sentimos os aromas em geral, mais teremos uma memória olfativa para os aromas dos vinhos, que possuem mais de 500 componentes voláteis, ou que evaporam, para simplificar bem, e por isso, você sente uma vasta quantidade de aromas, associados a tantas coisas diferentes no vinho!
Portanto, a partir de hoje, você sabe que os bons produtores não colocam nada, além de suas boas uvas, para produzir um vinho que ele espera, vai lhe "agradar em cheio"!





Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário