domingo, 23 de agosto de 2015

O que acontece com o vinho na Vinícola e depois na Garrafa!?

Você já deve ter se perguntado, por que o enólogo decide guardar alguns vinhos na vinícola por algum tempo, ou também se os vinhos guardados corretamente em local fresco e escuro já na garrafa, tem alguma evolução ?
Pois este é o tema do blog desta semana!
O enólogo quando está tranformando a uva em vinho, pode decidir vendê-lo ainda muito fresco, com aromas de fruta fresca e menor complexidade, pois existe um grande mercado para este estilo de vinho, e em outros casos, o enólogo decide conservá-lo na vinícola, em barris de carvalho, para aumentar a complexidade e aparar os taninos, ou seja, lapidar aquele diamante bruto!
Quando o enólogo armazena o vinho em barris na vinícola, este processo se chama MATURAÇÃO, e ocorre em barris de  carvalho, com presença de oxigênio, pois a barrica de madeira acaba por deixar entrar um pouco de ar, e assim o vinho ficará mais elegante e ganhará outros aromas!
E quando o enólogo coloca o vinho na garrafa, mesmo sendo um vinho bem jovem, cheio de fruta, ou um vinho já maturado em barris de carvalho, este vinho também continua a fazer mudanças na garrafa, e está fase se chama ENVELHECIMENTO, e só ocorre na garrafa, com presença mínima de oxigênio nos vinhos que possuem rolha de cortiça, ou sem oxigênio nos vinhos com rolha "screw cap" e etc (Não sabe o que é!? Clique aqui!).
Todo o vinho nasce com um propósito em sua criação pelo enólogo, a maioria deles nasce para ser bebido imediatamente ou poucos anos depois de seu engarrafamento, e muitos poucos nascem para envelhecer e ganhar complexidade de aromas na garrafa...A maioria dos vinhos que compramos em supermercados ou lojas com preços mais acessíveis, você deve beber jovem, quando o vinho está fresco e vibrante, pois se você deixar um vinho que deveria ser degustado jovem, envelhecer na garrafa, ele não ganhará complexidade e no fim, você acabará deixando de aproveitar o melhor daquele vinho...E não é isso que você quer, não!?





Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário