sábado, 1 de agosto de 2015

Dia dos Pais - Vai ter vinho com certeza!

O Dia dos Pais está chegando, na verdade já está quase aí, e você querendo dar aquela tradicional camisa!?
Se o seu pai gosta de vinho, nada melhor do que escolher um vinho que o agrade, e você ainda tem a chance de ser convidado para degustar junto...Perfeito, não!?
Mas com que vinho !? Que uva!?
Bem, a ideia hoje não é lhe dar um nome de vinho, e sim, sugerir algumas ideias, baseadas no gosto ou estilo do seu pai!
E aí, topa!?

Então vamos lá:

- Seu pai já é um apreciador de vinho, e tem bastante conhecimento do assunto:
Neste caso sugiro que você escolha um vinho com a uva tinta chamada Pinot Noir, que é uma uva conhecida no mundo do vinho, como extremamente elegante, que produz vinhos longínquos e fantásticos!
Os melhores vinhos produzidos com esta uva, sem dúvida estão na região da Borgonha na França (leia aqui!), mas existem brasileiros, chilenos e etc...Não há razão para não encontrar um!

- O pai que está começando no mundo do vinho:
Vá de leve com este pai principiante, não exagere nos taninos, ou numa acidez brutal, porque você pode perder um companheiro futuro de degustação!
Ofereça vinhos mais leves, fáceis de beber, com uvas tintas chamadas por exemplo Barbera, Sangiovese, Dolcetto, Carmenérè, um vinho com a uva Tempranillo (Não opte por Reservas ou Gran Reservas, que são mais potentes), ou com as brancas Pinot Grigio e Torrontés!

- Pai que gosta de "vinho pancadão":
Vamos primeiro a definição de "pancadão" (RISOS), que seria algo como vinhos com grande acidez e taninos (que causam a sensação de secura na boca) potentes e inesquecíveis.
Somente os vinhos tintos tem taninos, mas todos, tintos ou brancos, precisam ter acidez, para pedir que você dê outro gole, então eu buscaria por um vinho com a uva Cabernet Sauvignon, Tannat, Nebiolo ou Bonarda!

- Pai "nem lá, nem cá!":
Se pai gosta de vinho, mas também não quer que você chegue com um vinho com a uva Bonarda na casa dele...Ele gosta de elegância e equilíbrio:
Neste caso, um vinho com a uva tinta Pinot Noir já sugerido, também cairia muito bem, talvez um vinho da região do Dão em Portugal, que tem bons vinhos com certa potência com a uva Touriga Nacional, um Merlot de Bordeaux (França), ou um vinho com a uva tinta Shiraz da região da Austrália, ou com a uva Carmenérè, ou um branco com a uva Chardonnay.

- Se o seu pai é um explorador:
Calma! Falo de explorador no sentido de desbravador, de uma pessoa que quer conhecer novos aromas e sabores...Ou que tem um pé também nos clássico!:
Explicado isso, e já tendo você de volta à leitura com menos raiva de mim (RISOS), posso sugerir que você busque por um vinho com a uva tinta Cabernet Sauvignon da África do Sul, um vinho branco com a uva Chardonnay da Borgonha (França), que é delicado e delicioso, um vinho com a uva Tempranillo que é típica da Espanha, mas que foi plantada em Mendoza, e produz um vinho potente e elegante, ou um vinho da região de Chateauneuf du Pape na França, que produz vinhos mais caros, mas com blends (leia aqui) deliciosos, com grande presença. E se a grana encurtar, escolha os vinhos do Rhône, onde estão os Chateauneuf, e que utilizam as uvas clássicas desta região, mas são mais acessíveis!
Você ainda pode buscar por um Chianti Clássico Reserva, um italiano delicioso, ou um vinho com a uva Shiraz da Itália, e não esqueça de um bom Malbec Argentino, ou um espumante brasileiro, e até mesmo um vinho com a uva branca Sauvignon Blanc da Nova Zelândia!

Opções não faltam, e eu poderia fazer um texto interminável com sugestões, mas acredito que seu pai se encaixa em algum destes tipos tão únicos e tão especiais, não!?
E o VINRISOS aproveita para desejar um Feliz Dia dos Pais maravilhoso e...




Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário