domingo, 17 de julho de 2016

As mulheres no mundo do vinho!

Somos duas mulheres completamente apaixonadas por vinhos, num mundo altamente masculino, e não há problema nenhum nisso, espaço tem de sobra...É questão de buscar as frestas, e seguir em frente!!
E no mundo das vinícolas não é nada diferente, as mulheres são minoria, mas ainda assim, estão "mostrando a que vieram", e já temos enólogas ou até mesmo donas de vinícolas bastante famosas, e produzindo vinhos arrasadores!!!
Então é hora de dar nome para essas heroínas chamadas de enólogas (Saiba mais aqui!), que é o nome de sua profissão, e que produzem vinhos maravilhosos!!



- Erika Goulart (Vinícola Goulart):

A proprietária da vinícola que leva seu nome, descobriu quase sem querer nos documentos do avô, que era dona de terras em Mendoza na Argentina...Daí a ser a primeira brasileira a produzir vinhos por lá foi "um pulo", e ainda por cima, produz vinhos bem conceituados, que merecem ser conhecidos!


- Laura Catena (Vinícola Catena):

A filha do famoso Nicolas Catena, segue os passos do pai, e hoje é Diretora Geral da vinícola que leva o nome de sua família na Argentina, e carrega consigo, todo o prestígio dos vinhos produzidos nesta vinícola!


- Filipa Pato (Vinícola FP Wines & Sparklings):

A portuguesa Filipa Pato é figura conhecida no mundo do vinho. A filha de Luís Pato além de ajudar o pai em sua vinícola, tem a sua própria, a qual se preocupa em manter a todo custo, o uso das uvas autóctones (uvas que são nativas de uma certa região)!


- Gaia Gaja (Vinícola Gaja):

Entre nós, ser filha do italiano Ângelo Gaja já não deve ser missão fácil, e ainda seguir os passos do pai, torna esta missão ainda mais complexa!
Mas seu pai não lhe "faz sombra", ela já é considerada uma das mulheres mais poderosas do mundo do vinho!


- Susana Balbo (Vinícola Domínio Del Plata):

Susana após se separar do primeiro marido, casa-se com Pedro Marchevsky, na época enólogo chefe da vinícola Catena, e o que já era paixão, se torna uma história de amor pelo vinho, que vem crescendo ano após ano, com o sucesso de seus vinhos!


- Alexandra Marnier (Vinícola Lapostolle):

A já famosa e herdeira dos licores Grand Marnier, produz no Chile vinhos extremante elegantes e prestigiados.
Seu vinho mais famoso é um corte bordalês chamado Clos Apalta, que é muito cultuado por sua elegância e pela expressão do "terroir".


- Véronique Drouhin-Boss (Vinícola Joseph Drouhin):

Se você gosta de vinhos da Borgonha na França, então é provável que já ouviu falar desta vinícola...E isso significa que sua enóloga chefe está fazendo um excelente trabalho nesta região, produzindo vinhos que expressam com glória a uva pinot noir.
E se não bastasse, Véronique ainda supervisiona a vinificação na vinícola Domaine Drouhin Oregon nos EUA, produzindo também nesta região, vinhos elegantes e delicados.



E existem outras tantas enólogas e proprietárias de vinícolas fazendo bonito pelo mundo, e eu tenho certeza que você já ouviu falar de algumas delas, e quem sabe, já provou um de seus vinho!!
E aí, já provou!?
Conte para a gente...Queremos saber o quanto estas mãos delicadas, mas cheias de energia nova e entusiasmo, produziram um vinho que surpreendeu você!!





Saúde sempre!

Luciana Martinez

2 comentários:

  1. Demais a mulherada invadindo espaços que por muito tempo foi dominado somente por homens. Temos apenas que tomar cuidado para que o feminismo não exista.. Hum, me entende? Sem defender nossa classe, ninguém deve ser melhor que ninguém. Afinal, somos mesmos todos iguais!:) adorei a matéria, as always!! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Demais a mulherada invadindo espaços que por muito tempo foi dominado somente por homens. Temos apenas que tomar cuidado para que o feminismo não exista.. Hum, me entende? Sem defender nossa classe, ninguém deve ser melhor que ninguém. Afinal, somos mesmos todos iguais!:) adorei a matéria, as always!! Bjs.

    ResponderExcluir