domingo, 24 de julho de 2016

Minha uva favorita!!!



Outro dia, conversando com amigas de longa data, elas me perguntaram: "La, você adora vinho, e vive nos dando dicas, perguntando do que gostamos, mas e você, qual é sua uva favorita?"
Particularmente não gosto de falar de vinhos dando nomes às uvas,  parece que TUDO que acontece dentro de uma garrafa, é relacionado tão somente com a variedade da uva. 
Por exemplo, pessoas que pedem: "Quero um Cabernet!!" ou " Para mim um Chardonnay, por favor!!"
Para aqueles que amam vinho, e para os novos apaixonados pelo assunto, verão que é IMPOSSÍVEL classificar a bebida tão somente pela sua cepa.
Um Chardonnay de Chablis, na França, sua terra natal, não tem NADA a ver com um exemplar Argentino, por exemplo.
Dentro de uma garrafa de vinho, muito mais do que as uvas que o compõem, vamos encontrar uma grande história, sobre o país onde foi produzido, o solo, o clima, e principalmente pelo homem que o vinificou.
E é essa a beleza, e o mistério dessa bebida milenar, em cada local um estilo único e vivo, pois ele muda, evolui, decresce e em algum momento... morre!!
Agora se tiver que falar sobre uma uva, já que vocês pedem tanto, ou estilo que "toca" minha alma... (Nossa, como sou dramática...Risos!!), tenho que confessar que sou "fã de carteirinha" da Pinot Noir!! Só de falar, ou melhor, escrever sobre ela, me dá água na boca!!!
A Pinot Noir é um casta tinta, originária da região da Borgonha, na França, onde produz seus melhores exemplares, com sua mais pura expressão.
De coloração vermelho granada clara, aromas de morango, cereja, herbáceos, com o envelhecimento adquire toques de couro, defumado e cogumelos, tem uma acidez incrível e PARA MIM, acompanha quase qualquer prato!!!
Por ter uma casca fina, muito sensível, não se adaptar bem a qualquer tipo de clima, ser de difícil cultivo e baixa produção, não é tão explorada como a Cabernet Sauvignon, mas seus vinhos são inesquecíveis.
O exemplo mais famoso e CARO de um vinho feito com essa varietal é o lendário Romanée-Conti. (NÃO, eu nunca tive o prazer de provar, mas imagino como deva ser!! Se você tiver uma garrafa e quiser dividir comigo, não deixe de entrar em contato com o Vinrisos... Risos!!)
Bom, essa informação fica pura e simplesmente como curiosidade, pois nem preço, e nem fama são fatores decisivos para nada nesta vida, não é mesmo?
Como sempre digo, devemos provar sempre coisas novas e ir apurando nossos gostos e desejos, o bom vinho é aquele que agradou, mas isso não quer dizer que não possa e DEVA, procurar coisas novas.
Então fica aqui a dica!
E você, tem uma uva favorita?
Escreve pra gente contando.


Tim Tim!!!

Larissa Moschetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário