domingo, 28 de agosto de 2016

Afinal, por que alguns vinhos costumam ser tão caros?


Dizer que o vinho é caro, não é uma afirmativa totalmente verdadeira, mas tenho que aceitar que durante muito tempo, essa bebida ficou relacionada a lugares, momentos e pessoas sofisticadas, com muito dinheiro para gastar.
Assim como quando se fala de cachaça, logo pensa-se em algo barato, outro engano. Para quem conhece e aprecia, existem cachaças tão caras quanto alguns bons vinhos.
Então o que faz um vinho ser especial e alcançar, muitas vezes, preços astronômicos?
Alguns vão responder que é tudo uma questão de marketing, da lei da oferta e da procura, do nome por trás do produto, etc... Sim, esses pontos existem e em alguns casos são eles que "regulam" o preço daquela garrafa "especial".
Como uma APAIXONADA, sem chance nenhuma de cura - graças a Deus, por vinhos, gostaria de mostrar o outro lado da moeda, a visão e o trabalho do homem por trás da garrafa e de seu amor incondicional pela sua terra, suas uvas e consequentemente, os seus vinhos.
Fazer vinho, muitos podem fazer, basta ter um pedaço de terra, plantar as uvas, ter dinheiro para comprar o maquinário necessário, contratar um enólogo, se tiver um bom capital pode até "padronizar" as garrafas, fazer tudo igual, seguir o "gosto" da moda e pronto, vai vender muitoooo!!! Será?
O difícil mesmo é produzir um bom vinho, aquele que tem  mais do que o simples líquido dentro da garrafa, que possui uma "alma", com características próprias, que tem seu tempo de maturidade, que "cresce" respeitando a sua natureza íntima.
Um bom vinho tem um longo caminho a percorrer até chegar ao seu apogeu: nasce, passa pela infância, adolescência até chegar na maturidade, aquele momento onde mostrará suas "cores verdadeiras". É nessa hora que o vinho revelará seus melhores e maiores segredos, mas para que isso aconteça é preciso que o ser humano que o criou tenha os cuidados necessários para esse longo e belo desenvolver. Como acontece com os pais que precisam ter paciência com os filhos para vê-los florescer.
Para entender melhor o que estou dizendo assista a dois filmes incríveis que lhe farão refletir sobre todo cuidado e amor que existe por trás de uma BOA garrafa de vinho, como elas expressam a vida de seus criadores, seus costumes e o real significado da palavra terroir!!


"A Year in Burgundy" (Um ano na Borgonha)
"A Year in Champagne" (Um ano na Champagne)

Para quem tem Netflix é muito fácil, estão lá!!!
Assistam e se apaixonem, garanto que NUNCA mais olharão para uma garrafa de vinho da mesma forma. Depois me contem como foi a experiência.

Tim Tim!!!

Larissa Moschetta

Um comentário: