domingo, 9 de abril de 2017

Itália - Come TI AMO!!


Participei de uma degustação inesquecível na última Quarta-Feira 5 de Abril, conduzida pelo enólogo Vincenzo Protti, embaixador da Vinícola Mazzei na América do Sul e devo agradecer  a Arthur Bedin, coordenador da Grand Cru do Shopping Morumbi pelo convite e a minha amiga do coração Irma Ferreira, que lembrou de mim, para provar esses vinhos deliciosos com ela. 
Fundada em 1435, no coração da Toscana, mais especificamente na região de Chianti Clássico a vinícola Mazzei tem história, dá pra ver logo de cara, existe antes mesmo da descoberta do Brasil.
Tradicional família Italiana, será que existe uma que não seja... Risos!, os Mazzei possuem 3 grandes propriedades onde seguem distribuindo seus conhecimentos no tratamento das uvas e consequentemente na fabricação de vinhos de MUITA qualidade.

- Castelo de Fonterutoli no coração do Chianti Clássico - na Toscana.
- Belguardo na região costeira em Marema.
- Zisola no sul da bota, na Sicília
Os vinhos eram muito bons, o que era de se esperar de uma vinícola com tanta experiência, mas o que mais me impressionou foi a elegância da bebida. Normalmente os vinhos italianos "chegam chegando..." se é que me entendem, mas esses não!  Chegaram fazendo barulho sim e mostrando ao que vieram, mas com MUITA classe. 
Foram degustados 5 rótulos, um branco e 4 tintos:


1- Vinho Branco Belguardo 2015: Produzido na região de Marema, área costeira e feito com a uva Vermentino. Aromas minerais, flores brancas, casca de laranja e frutas brancas, dá bem para sentir uma pêra. Na boca traz uma acidez marcante e com gosto de quero mais...  Perfeito para combinar com queijo parmesão e molho ao pesto.

2- Poggio Badiola IGT 2014: Produzido na Toscana 70% Sangiovese e 30% Merlot com breve passagem em barrica. Um vinho tinto rubi claro, translúcido. Traz notas de frutas vermelhas frescas, como morango, framboesa e cereja. Taninos bem integrados e uma acidez gostosa. ótimo para acompanhar uma pizza ou aquele macarrão da Mama aos Domingos.

3 -  Fonterutoli N 10 IGT 2013: Também da  Toscana, aqui um rubi mais intenso, notas de frutas vermelhas mais maduras e um toque balsâmico. Na boca é mais "pesado" que o anterior. Uma boa pedida para acompanhar um bife a Parmeggiana.

4 - Fonterutoli 2011: Maioria de Sangiovese com pequena porcentagem de uvas autóctones. A coloração rubi mantém, mas aumenta ainda mais sua intensidade com reflexos violeta. No nariz aparece o balsâmico e o toque mentolado já está bem aparente, frutas vermelhas e violeta. Na boca é amplo, taninos finos e abundantes, acidez muito presente e traz um grande frescor. 

5 - SER LAPO Chianti Classico DOCG Riserva 2011: Aqui a conversa é outra...Risos!! 
100% Sangiovese com 18 meses de barrica, um típico Chianti Classico. Rubi translúcido com reflexos granada. Aromas balsâmicos, couro, pimenta preta, alcaçuz e depois uma fruta vermelha madura, um estouro de vinho para os apreciadores de vinho mais encorpados. Ideal para acompanhar um cordeiro, uma carne de caça.


Bom pessoal ficam aí minhas impressões e dicas para você que já ama vinhos e para aqueles que estão começando a se aventurar por essas novas águas!! TODO mundo merece provar um Chianti, ou muitos... pelo menos uma vez na vida!!




Tim Tim!!!

Larissa Moschetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário