domingo, 2 de abril de 2017

O vinho mais especial que já provei...Qual será!?

Esta é uma pergunta que sempre me fazem:

- Qual o vinho que você provou, e achou mais incrível!?

Bem! Esta pergunta é bastante complicada de responder, primeiro porque já tive a chance de provar alguns vinhos muito especiais, e segundo, é porque fico sempre esperando o que próximo...Um amante do vinho tem sempre grandes expectativas sobre o futuro!!
Mas preciso me arriscar, e lhe contar qual foi até hoje, o vinho mais especial que provei e a razão!!

O vinho na minha opinião, está muito ligado a emoção, a recordações afetivas...Aquele vinho que você provou num momento especial, terá sempre um gosto diferente!!
Dito isso, admito que o momento em que degustei o vinho mais especial até hoje, tinha a presença de ninguém mais, ninguém menos do que Angelo Gaja, um monstro na arte de fazer vinhos no Piemonte, região da Itália!!
A degustação tinha 4 vinhos, todos extremamente especiais, mas quando coloquei meu nariz naquela última taça, senti a maior explosão de aromas que eu já havia sentido na vida!!
Tabaco, piche, fruta negra, madeira...Eu nem tinha coragem de provar, e cada vez que eu deixava mais aquele vinho na taça, diferentes aromas vinham, como alcaçuz, menta...Olha! Era um espetáculo!!
Ele me marcou pela complexidade de aromas, pela acidez viva, apesar de tantos anos na garrafa, pelo tanino potente que vem da uva Nebbiolo...Fez uma marca na minha memória, e no meu coração!!
Sonho em repetir aquele momento, com uma voracidade quase infantil, mas aquele momento foi único...Porque foi o encontro perfeito entre a emoção e razão, porque somente grandes vinhos ligam o coração, com a sua cabeça!!


Vinho: Gaja Sperss
Safra: 1999
Região: Piemonte - Itália
Grau alcóolico: 14,5
Uvas: Nebbiolo 94% e Barbera 6%
Produtor: Angelo Gaja




Saúde Sempre

Luciana Martinez

Um comentário:

  1. Realmente não é uma tarefa fácil eleger um dentre a vastidão, o meu também está ligado às emoções, na realidade não é o melhor que já bebi, mas o que mais me marcou. Um vinho completo da região de altitude do Brasil, VF Comendador pela riqueza de detalhes, degustar com o próprio homenageado e só descobrir depois, um rico e frutado Blend onde se percebe a alta qualidade do terroir. É indescritível as tantas sensações. @just_wine

    ResponderExcluir