domingo, 16 de abril de 2017

Viagem para França, primeira parada: La Cité du Vin


Acabo de voltar de uma viagem para a França, em várias regiões vinícolas, e como conhecimento a gente divide, inicio neste “post”, uma série de publicações, contando os lugares visitados, algumas impressões, vinhos degustados e muito mais!
Então não perca, porque tem muito vinho e muita história vindo aí!

Mas então vamos começar!?

Primeira parada: La Cité du Vin!

Em 31/Maio/2016 foi inaugurado em Bordeaux na França, um local totalmente voltado aos apaixonados por vinho!
Eu fui acreditando ser um museu, com relíquias antigas, mas me deparei com algo totalmente diferente...É realmente um prédio em que todo seu espaço é dedicado ao vinho de forma muito interativa e moderna.
Tem loja com vinhos de vários países para serem comprados, incluindo um espumante brasileiro da Miolo, restaurantes, e no restante dos espaços, existe uma enorme quantidade de áreas, com as mais variadas atrações, onde você interage, utilizando um aparelho com fone de ouvido, bastando colocar o número citado em cada atração (áudio indisponível em português). Dentre as atrações, vale a pena citar:


  • Uma biblioteca com livros desde infantis, até livros bastante específicos sobre vinificação (Antes que você se assuste, na França, vinho é considerado alimento, e as crianças já nascem com a cultura do vinho muito presente no seu dia a dia, portanto, nada mais natural do que aprender alguns princípios básicos);
  • Área interativa onde enólogos de várias partes do mundo foram entrevistados, e contam sobre a terra da região , o clima, a (s) uva (s) plantadas, e etc;
  • Vidros com aromas variados como couro, lavanda, mel, menta, lápis, laranja, e etc;
  • Globos terrestres que girando, você vê numa tela como é em geral, o clima da região, e como isso influencia o vinho;
  • Filmes contando a história da vitinicultura e muito, muito mais!

E se não bastasse, no andar superior existe dois tipos de degustação:

  • Vinhos franceses
  • Vinhos de outras partes do mundo

Você escolhe degustar um vinho francês, ou algum vinho de um país onde se tem pouco acesso a degustar algo desta região, como por exemplo, Suiça, Romênia, Georgia, Sérvia e etc.
De volta ao térreo, uma loja com acessório de vinho e souvenirs...Porque ninguém é de ferro, não é mesmo!!??RISOS
Para os apaixonados por vinho, reserve o dia, e viaje neste fascinante universo...Eu garanto que informação existe de sobra para isso!
Realmente o lugar foi pensando para as pessoas que querem explorar e conhecer o vinho, mas se deseja apenas conhecer o espaço, então meio dia será suficiente para esta exploração!





Saúde Sempre!




Luciana Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário