domingo, 22 de outubro de 2017

Vinhos Orgânicos, Biodinâmicos e Naturais!!!


Já faz algum tempo que tenho observado essa preocupação crescente que as pessoas vem tendo sobre uma alimentação mais saudável.
O VINRISOS já falou sobre o assunto aqui neste blog (Orgânicos) e em nossos vídeos (orgânicos e veganos) , e procuramos estar sempre "antenadas" com tudo que está acontecendo neste universo delicioso que apreciamos tanto.
Participei de uma aula fantástica na última Quinta-Feira, ministrada pela sommelière Irma Ferreira, que aconteceu no Gaia Nutri em São Paulo. Como ela é uma grande conhecedora e consumidora deste mercado dos orgânicos, biodinâmicos e naturais, trouxe informações incríveis e muito valiosas que quero dividir com vocês.
Esse é um assunto longo, cheio de detalhes e como ainda não possuímos uma regulamentação para o mercado dos vinhos, a única maneira de saber as informações daquilo que estamos bebendo é, em muitos casos, pesquisando sobre o produtor, pois nem todos colocam as informações na garrafa.
Os vinhos produzidos de maneira orgânica não adicionam nenhum pesticida nas plantações, o cuidado deles está focado na terra.
Os Biodinâmicos além de possuírem uma produção das uvas de maneira orgânica ainda levam em consideração o calendário lunar para os ciclos das plantas, deixam os animais soltos nas plantações, e se preocupam muitíssimo com essa ligação Homem + Terra + Planeta.
Os vinhos "naturebas", como chamamos, são aqueles isentos de qualquer pesticida e afins, durante TODO o processo da produção do vinho, ou seja, nas plantações, na adega, até o engarrafamento. Esses são mais raros e sua durabilidade também é menor, pois não possuem nenhum conservante.

Os vinhos provados foram 5:



1-) Era dos Ventos /"Natural"/ um vinho laranja de Bento Gonçalves: Frescor, aromas de pêssego, pera, grama cortada.

2-) Kloster Heilsbruck/ Risling/ Vinho alemão produzido de maneira Biodinâmica: Delicioso, aromas de damasco, rezina -  que é tão característica dos Rieslings alemães, acidez marcante com leve açúcar residual e final de boca longo.

3-) Argana/ Malbec/ Argentino Orgânico: Fruta negra bem madura na boca, taninos bem integrados e um ótimo extrato.

4-) Fillo/ Carignan/ Chileno Orgânico: Delicioso, adorei!! Aromas de frutas negras, geléia, terra, couro, na boca é macio, acidez deliciosa.

5-) Km 0 /Chile/ Biodinâmico: Elaborado com três safras distintas 2012, 2013 e 2014 de Cabernet Sauvignon, Carménère e Syrah. Aromas de pimenta em grãos, chocolate, bombom de cereja, na boca traz um frescor muito vivo e um final longo


Enfim, o que mais me tocou foi perceber como existe tanta gente que ao contrário do que muitos vem dizendo, não estão destruindo o planeta e sim se preocupando em arrumar novas e melhores maneiras de um consumo saudável e consciente. Lembrando sempre que fazemos parte de uma grande cadeia que se manifesta em forma de energia e como parte importante desta teia DEVEMOS agir de uma maneira solidária.
ADOREI e realmente me senti mais feliz ao tomar esses vinhos que tem história.




Tim Tim!!


Larissa Moschetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário