sábado, 24 de fevereiro de 2018

O que é um vinho que "enche" a boca?

Post Sugerido por: Claudia Rasquinho

Delícia! Mais um Domingo chegou e o VINRISOS não poderia deixar de trazer informações e compartilhar novidades com você.
O post de hoje é para minha amiga e companheira de Centro Espírita, Claudia Raquinho, que me perguntou:  "Por que alguns vinhos "enchem" nossa boca ao serem provados e outros parecem mais "fraquinhos"?"
Adorei a dúvida Clau, me deu a oportunidade de falar de algo que é a pergunta de muita gente, principalmente daqueles que me pedem para indicar um "vinho forte".
Entre outros componentes existentes nas uvas, os Taninos que estão presentes nas casca, sementes e engaço (cabinho da fruta), são os responsáveis por esse "peso" que sentimos ao provar um vinho.
Você pode não saber o que são os Taninos, mas com certeza já provou deles algumas vezes na vida. Ao morder uma banana verde e sentir aquela adstringência na língua e no céu da boca ou ao chupar aqueles cachimbos de uva que soltam a pele e fica só o miolinho e acabamos dando uma mordida na semente que gruda na boca.
Pois é!!! Prazer em te conhecer... esse é o Tanino!! Risos!!!
O tanino é um polifenol contido nas uvas, principalmente nas cascas e sementes. Ele existe em grande quantidade nas uvas tintas e como a cor do vinho depende da cor da casca da uva, os vinhos tintos são aqueles que trazem esse "peso", devido a maior ou menor extração, na hora da produção do vinho. (tempo de contato do mosto com as cascas da uva)
Resumindo e explicando de uma forma simples e fácil de entender, vinhos que possuem uma coloração mais intensa e fechada, sabe aqueles cor de rubi bem escuro? Pois é, esses serão mais encorpados, ou seja, irão "encher" mais a sua boca. Vinhos de tonalidade mais suave e que podemos "enxergar" através da taça, serão mais leves, menos encorpados.
Você deve estar se perguntando: "Como vou saber disse antes de provar um vinho?"
Para essa pergunta eu tenho uma resposta boa e outra nem tanto.
Não vai saber antes de provar, MAS a parte boa é que vai ter a oportunidade de experimentar MUITOS vinhos até descobrir quais seus estilos favoritos. Isso não é maravilhoso ? Risos!!!
Na verdade, podemos saber sim as características de cada vinho, cada uva, mas isso vai depender de um pouco de estudo, de leitura, para encontrar informações sobre quais as uvas mais tânicas, mais aromáticas, etc...
Então fica aqui uma dica, se você é fã desse estilo de vinho prove as seguintes uvas: Tannat, Carmenere,  Cabernet Sauvignon, Syrah e Malbec.
Porém, não deixe de experimentar SEMPRE algo novo, essa é a grande maravilha quando o assunto são os vinhos, cada um possui a sua beleza, cada um tem seu "toque" e acompanham comidas e momentos diferentes.
Os vinhos são como as pessoas: O que parece defeito para uns é uma grande qualidade para outros!!
Tim Tim

Larissa Moschetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário