domingo, 4 de fevereiro de 2018

O Tal Corte Bordalês!

Você gosta de vinho que eu sei, afinal de contas, você está lendo este blog, então eu logo consigo imaginar uma paixão pelo tema!
Pois se isso é verdade, imaginar que você pelo menos uma vez já ouviu falar em "corte bordalês", também pode ser verdade, mas se nunca ouviu, então agora explico para você do que se trata, e se ouvir ou tiver chance de provar um vinho, já sabe do que se trata!!

O corte bordalês é a combinação (ou assemblage, se não sabe o que é, clique aqui!), bastante famosa em Bordeaux na França, em que os produtores misturam em diferentes proporções, as uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot, ou seja, a combinação destas quatro uvas, em diferentes proporções, conforme decisão do enólogo, é que faz o chamado Corte Bordalês!
Cada uva é vinificada separadamente, e posteriormente se faz o blend ou assemblage, que formará o vinho a ser engarrafado!
Normalmente da mistura destas uvas, o que se quer atrair de cada uma delas é a seguinte característica:

- Cabernet Franc: Estrutura ao vinho!
- Cabernet Sauvignon: Aroma, sabor e cor!
- Merlot: Suavidade, maciez e complementa os sabores do vinho!
- Petit Verdot: Traz o tempero para a assemblage!

Os vinhos da região de Bordeaux são famosos, e não é a toa...Os vinhos costumam ser elegantes e muito saborosos, graças a magia dos enólogos em combinar tão brilhantemente estas uvas!!!





Saúde sempre!

Luciana Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário