domingo, 18 de fevereiro de 2018

Você esperou tempo demais para abrir aquele vinho!!??

Você compra um vinho especial, e fica namorando por “séculos”, esperando que o dia que você decidir abrí-lo, seja a experiência mais emocionante de sua vida!
Outras vezes, você já compra o vinho com muitos anos em garrafa, paga caro por isso, esperando que o trabalho de esperar pela plenitude daquele vinho, tenha sido feita pela loja que você adquiriu!

Mas a pergunta é...E quanto tempo esperar para abrir uma garrafa ?

Quero começar contando a história desta garrafa que aparece na foto!
Se trata de um vinho de uma conceituada vinícola Argentina, com um corte com as uvas (Leia mais aqui!) Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot.
Este vinho foi comprado em Janeiro/2017, com o intuito de ser tomado logo, já que tinha 20 anos desde a colheita das uvas (O rótulo traz sempre o ano da colheita, não o momento que o vinho foi engarrafado!).
O vinho descansou por alguns meses armazenado corretamente, e na semana passada, abrimos para degustá-lo...E como ele estava!?
Eu já havia degustado este vinho em 2015, mas era um safra 2009, e era um vinho super vivo, com aromas de frutas como cereja, amoras, ameixas, cravo, madeira e chocolate!
Mas este safra 1997, os aromas já não estavam tão agradáveis, já estava mais para um vinho do porto, do que para um vinho frutado, e cá entre nós, um sabor de vinho do Porto num vinho tinto seco, significa que o vinho já estava oxidado...Num Porto isso é esperado e desejado, já num vinho seco não! Na boca, os taninos ainda estavam lá, a acidez era média, mas já havia passado do seu auge de ser degustado! Uma grande pena...



Mas você pode estar aí e perguntando:

- Tá bom Luciana, foi triste, mas me fala...Então como eu sei que é hora de tomar ?

Bem...Infelizmente não existe uma regra, é preciso conhecer o vinho tomando, prevendo assim, que ele vai ficar melhor em "X" anos, ou que alguém que conheça sobre o vinho, e que já tenha degustado, possa lhe dar esta orientação! No nosso caso, compramos já sabendo do risco!
Não há uma regra de "Todos os vinhos com preço X podem envelhecer por 10 anos", ou "Todos os vinhos com 14% de álcool podem ser consumidos em até 15 anos"!
Saiba que apenas cerca de 2% de todo o vinho produzido no mundo, é para guarda, ou seja, pouquíssimos vinhos são para guardar por muitos anos ou até mesmo décadas, e isso se prevê degustando, analisando os taninos, a acidez, o álcool e etc na boca!
Então se você tem uma garrafa guardada aí na sua casa, abra logo, o momento pode ser agora...Não deixe passar, escolha com quem quer compartilhar, e abra hoje mesmo:


"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER VINHO QUE FICOU RUIM"!!!!




Saúde Sempre!


Luciana Martinez



Nenhum comentário:

Postar um comentário