domingo, 10 de junho de 2018

Desabafo de um cliente - Por que alguns sommeliers tem que atender assim!?

Somos partidárias do vinho sem frescura, e acreditamos que tem que ser assim!
Isso não quer dizer que o vinho não mereça respeito, não é isso...Tudo o que requer trabalho e dedicação, merece ser respeitado!
Mas digo isso, porque o nobre trabalho do sommelier num restaurante, logo ou onde quer que ele trabalhe, merece todo o respeito do mundo, e seus clientes idem!
Fui a pouco tempo num restaurante em São Paulo, em que é possível levar o vinho, e por uma decisão do próprio restaurante, eles não cobram rolha (Leia mais aqui!)!
Levamos os vinhos para harmonizar com os pratos clássicos servidos no restaurante, entregamos ao garçom, e pouco depois o Sommelier veio nos questionar qual vinho ele deveria abrir primeiro!
Fiquei um minuto pensando e com o consentimento dos demais, solicitei a ordem do serviço!
O sommelier se via que não estava de bom humor, mas todo mundo tem um dia assim, faz parte...Mas o que não dá é fazer um serviço tão desatento e sem respeito pelo cliente!
Abriu o vinho normalmente, mas fazia quase “uma cara feia” para mim, e no momento de abrir a outra garrafa e servir, não sugeriu ou trocou as taças, hábito comum num serviço de vinho de um restaurante!
Fiquei durante todo o jantar observando o serviço daquela pesssoa, para “aprender a como não fazer”!



Por pessoas assim é que o vinho não é ainda tão acessível, é por pessoas assim, que a maioria não quer consultar o sommelier num restaurante e é por seres humanos assim, que a gente aprende que executar a sua profissão com respeito, independente da sua função, é essencial para engrandecer o outro através de seu serviço!

E a nós coube não compartilhar o vinho com o sommelier, hábito que mantemos e apreciamos sempre...Perdemos todos aquela noite:

- Ele o vinho!
- Nós um pouco da alegria em compartilhá-lo!!

Ainda bem que eu posso lhe garantir que esses profissionais são cada vez mais exceção, pois tenho muitos amigos profissionais nesta área, que são pessoas doces, cordiais e grandes conhecedores: Um salve a nova geração de sommeliers que querem compartilhar seu amor!



Saúde sempre

Luciana Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário