domingo, 3 de junho de 2018

Como "descrever" um vinho?

Outro dia, em uma degustação que o VINRISOS estava dirigindo para uma turma de iniciantes,  um dos participantes me perguntou: "O que eu tenho que "achar" nesta taça ?"
Eu AMEI a pergunta e a simplicidade como foi feita, na maioria das vezes complica-se demais esse assunto e acabamos nos esquecendo e nos distanciando do básico e o mais importante que é :"COMO DESCREVER UM VINHO".
As pessoas sabem dizer se gostaram ou não de uma bebida, mas quando perguntamos:"Me explica o que te agradou OU desagradou... Aí o bicho pega!! Risos!!

Então vamos lá...

1 -) Primeira coisa que vamos notar é a cor da bebida, ele pode ser branco, tinto ou rosê. Pode estar "tranquilo"ou seja, sem bolhas ou ser um espumante.
Esse é o ASPECTO VISUAL do vinho.

2-) Vamos levar a taça ao nariz e cheirar a bebida, ainda sem girar a taça ok? Neste momento perceberemos aromas que vão "pular" naquela primeira inspirada, vamos pensar o que nos lembra, onde já sentimos esses cheiros (dizemos aromas), se são agradáveis ou não ao nosso olfato. Daremos uma leve girada na taça, o objetivo é desprender mais aromas, como quando movimentamos um vidro de perfume, aparecem "coisas" novas. Nosso nariz é uma "maquina" pouquíssimo usada e "treinada" por nós. Diferentemente dos animais, que não comem nada sem antes cheirar, nós levamos tudo a boca e algumas vezes nos arrependemos da escolha... Risos!
Esse é o ASPECTO OLFATIVO do vinho.

3-) Obaaaa, está na hora de provar o que temos na taça. Na boca novos aromas irão aparecer pois as moléculas aromáticas se desprendem e "sobem" pela nossa narina. É assim , que mesmo com os olhos fechados, sabemos se estamos comendo uma maçã ou uma pera. Já tentou comer algo com o nariz entupido ? Quando estamos resfriados dizemos que : "Não estou sentindo gosto de nada..."
Neste momento vamos tentar descrever esses “sabores”, que misturados aos aromas da bebida nos trazem novas referências, novas lembranças.
Esse é o ASPECTO GUSTATIVO do vinho.

Resumindo...
Para descrever um vinho vamos começar pela cor, depois falar sobre os cheiros/ aromas e fechar com o sabor. Todos os outros detalhes como, acidez, taninos, corpo, amargor, etc... são itens que vamos aprendendo passo a passo e desenvolvendo com nossas habilidades e possibilidade de provar varios vinhos.
O importante mesmo, como sempre digo, é começar a se aventurar por esse universo e te GARANTO que será um caminho sem volta e que não necessita de "combustível" externo, apenas da sua vontade para tentar.

Tim Tim,

Larissa Moschetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário