domingo, 17 de junho de 2018

Vinho Fortificado? O que é isso?

Esse post vai para minha amiga de infância, Juliana Fujita, que há um tempo atrás me escreveu falando que havia ganhado um vinho q muito diferente e me mandou a foto da garrafa, era um vinho do Porto!!
Então Ju, essa é pra você!O vinho do porto é um vinho fortificado!
Bom, vamos lá entender o que é isso.
O vinho é o resultado da fermentação dos açúcares da uva que se transformam em álcool. Sendo assim, pense comigo, se tenho um mosto ( mosto é aquele “suco” que sai da fruta após sua colheita e é colocado em tanques para fermentação) que está iniciando o processo fermentativo, ele estará com a doçura natural da fruta e com a ação das leveduras vai ficando menos doce e mais alcoólico. 
Para que o vinho seja seco é necessário que as leveduras transformem todo o açúcar em álcool, é assim que se dá a graduação alcoólica do vinho. Repare no rótulo das garrafas, a graduação normalmente varia de 13 a 15 graus
Porém, quando o assunto é um vinho do Porto esse número será mais alto, 17 a 18 graus, mas ao prová-lo perceberá que ele é doce e bem alcoólico, algumas pessoas até o comparam a  um licor.
Por que isso acontece?
Para produção do vinho do Porto a fermentação do mosto é interrompida com a adição de água ardente vínica, falando de uma maneira simples,  é uma "cachaça" obtida da destilação do vinho. Ao ser colocada no mosto a fermentação é interrompida, isso faz com que o teor alcoólico aumente a doçura continue presente. 
Por isso o vinho do Porto não é uma bebida para ser consumida na mesma quantidade que um vinho tranquilo e sim para acompanhar queijos, uma sobremesa, finalizar ou iniciar uma refeição, ou seja, em doses menores.
Para mim os vinhos do Porto me trazem um "cheiro" de infância, pois sempre os tomei com a minha avó e até hoje, quando nos encontramos ela diz: "Lara, vamos tomar um  Porto?"
"Claro que vamos vovó Maricota, tomaremos muitos..."
Um ótimo Domingo para você que nos acompanha.
Tim Tim!!

Larissa Moschetta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário