domingo, 9 de setembro de 2018

A uva Peverella

Hoje vou falar para você sobre uma uva que não sai da minha cabeça, ou melhor, da minha taça. Não sou partidária de nada “preferido”,  costumo pensar que quem tem objetos ou pessoas "favoritas" tendem a não sair da mesmice e têm medo de tentar coisas novas. Mas devo confessar, que depois que voltei da minha última viagem de Bento Gonçalves, estou enamorada da uva Peverella.
Por isso decidi compartilhar um pouquinho sobre essa vitis vinífera, não tão conhecida assim, com você, que está sempre em busca de novidades e informações.
A Peverella é uma variedade branca, de origem italiana, mais especificamente da região do Vêneto, norte da Itália.  Pevero quer dizer pimenta no dialeto local, daí o nome da uva, note as pintinhas pretas na fruta.
Conta-se ter sido a primeira variedade branca de vitis vinífera a chegar por nossas bandas, trazidas pelos imigrantes italianos no século XIX. Foi exaustivamente cultivada na região da Serra Gaucha, mas na década de 70 quase desapareceu.
Graças a novos produtores na região e a "volta ao passado" que muitos vêm buscando, essa variedade está sendo muito bem trabalhada no Vale dos Vinhedos. Plantações com mais de 50 anos, em pequenas quantidades, produzidas de maneira orgânica e biodinâmica estão surpreendendo. A Peverella também está sendo usada na produção dos tão comentados vinhos laranjas (assista nosso vídeo sobre o assunto), a "lindinha" está realmente bombando!!
O que esperar ao abrir uma garrafa?: Aromas florais e de frutas brancas, na boca é picante o que explica o nome, uma acidez deliciosa e fresca.
Sou uma grande apaixonada pelos vinhos brancos e recomendo a todos para provarem essa delícia.
Um brinde a esse mundo maravilhoso que nos reserva SEMPRE novidades e nos faz ter vontade de encher a próxima taça.

Tim Tim

Larissa Moschetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário