domingo, 23 de setembro de 2018

Alguns casamentos perfeitos entre vinho e comida!!

Você já deve ter ouvido falar em combinação "enogastronômica" ou "harmonização", não é mesmo?
Bom, pelo sim ou pelo não, vamos falar sobre algumas combinações clássicas.
Que o vinho seja uma bebida dos "deuses" disso ninguém tem dúvida. Mas, normalmente tomamos vinho acompanhando uma refeição, não que isso seja uma obrigação, mas fica mais gostoso quando esses dois se "encontram "... Risos!!
Existem algumas comidas que “devem” ser provadas com certos vinhos, são os "casamentos" perfeitos. Tipo quando Romeu encontrou Julieta e a goiabada com queijo virou paixão nacional.
As harmonizações podem ser feitas por semelhança ou contraste de sabores.
Por isso vou dividir com você 4 experiências que TÊM que ser vividas antes de morrer... (Drama Queen - euzinha!!)

SAUTERNES com QUEIJO GORGONZOLA

Sauternes é uma região da França, onde os vinhos produzidos sofrem o ataque da Botrytis ( podridão nobre) que traz características muito específicas ao vinho. Vinho branco, doce e acidez deliciosa, ao harmonização-lo com um queijo de veio azul, como gorgonzola ou roquefort, você verá estrelas no céu. DI -VI -NO!!

BANYULS com CHOCOLATE

Banyuls é uma cidade na Espanha onde é produzido um vinho tinto e doce, que "empresta " o nome da cidade. É um vinho fortificado, estilo um vinho do Porto.  Ele faz a combinação perfeita com o chocolate amargo, para os "chocolatras " essa experiência é um "must".

ASTI com MORANGO E ACETO BALSÂMICO

Ai, ai ai... Como eu amooo essa combinação. O Asti é um vinho branco, espumante e doce. Produzido na Itália, na região do mesmo nome. Quando a efervescência do vinho "esbarra" na doçura e acidez do morango com o balsâmico o resultado é de dobrar os "dedinhos do pé"... Risos!!

MALBEC com CHURRASCO

Para aqueles que acham que churrasco só combina com cerveja e caipirinha, grande engano. Malbec, vinho tinto, encorpado, com boa acidez é delicioso para ir limpando seu paladar entre um gole e uma garfada... Top!!

CHAMPAGNE com OSTRAS

Uma taça de Champagne na mão e uma ostra suculenta e brilhante no prato é a imagem da leveza e alegria para mim. Nasceram um para o outro e nada poderia ser mais aromático. Se não der para ser um Champagne, pode ir de espumante brut que vai ficar muito bom também.

Bom, agora é abrir as garrafas e provar essas delícias. Faça você mesmo suas combinações e não se esqueça de compartilhar conosco suas experiências.

Tim Tim!!

Larissa Moschetta


Nenhum comentário:

Postar um comentário