domingo, 2 de dezembro de 2018

As 4 estações

Outro dia mandei uma mensagem para um amigo que mora em Paris, perguntando como estavam as coisas. Ele me respondeu assim: "Adoro Outono... Tempo bom, céu azul turquesa, folhas marrons e amarelo ouro. Cheiro de ocre e melancolia no ar..."
Adorei a descrição e disse: "Nossa me deu vontade de "beber"essa estação."
Ele comparou as estações do ano com vinhos e regiões e assim surgiu a ideia deste post.
Tenho vivido uma fase mais introspectiva, agora entendo quando meus pais me diziam que com a idade ficamos mais poéticos. Claro que podemos ser mórbidos e tristes como Augusto dos Anjos ou otimistas e felizes como Cora Coralina. Eu vou de Cora.

Aqui vão minhas 4 estações, sob a regência dos vinhos:

PRIMAVERA

Nada mais primaveril do que os campos da Provence com seus quilômetros de alfazemas e seus girassóis mutantes. Para mim ela combina com roses de tonalidade clarinha e brancos perfumados, tipo Torrontes e Gewurztraminner.

VERÃO

Essa estação "exige" espumantes e eu fecho com os Proseccos italianos, do Veneto da região de Valdobbiadene. Com os brancos gregos da uva Assyrtiko e os Chenin Blancs do Vale do Loire (França)

OUTONO

Para mim o outono é época de trocar os pensamentos, deixar as "folhas" velhas cairem e abrir espaço para o que vem pela frente. Escolho os vinhos Húngaros, em especial os chamados vinhos de meditação, que são doces e com excelente acidez, os Tokaji Aszù (pronuncia-se TOCAI). Para os tintos escolho os espanhóis da região do Priorato, perto de Barcelona. São vinhos espetaculares, longevos, potentes e com produções pequenas, tem um vinho que eu AMO o "Les Terrasses" do Alvaro Palacios feito com as uvas Garnacha, Carinena, Cabernet.

INVERNO

Está aí uma estação que eu não gosto. Sei como ela é importante para as uvas e para nós também, tempo de ficar em silêncio, se cobrir, pensar e reunir forças para renascer na Primavera, mas eu detesto frio... Buá!!!
Então para encarar essa fase só com MUITO Champagne ( meu vinho favorito). Para os tintos a Borgonha ( França) , claro, com seus Pinots inimitáveis e os brancos de Chardonnay com madeira, os Argentinos são uma ótima escolha.

Bom pessoal, essas são as MINHAS 4 estações, mas devo reforçar que todos os tipos de vinho têm seu lugar em meu coração e seu momento em minha taça. Quais são os seus?

Tim tim!!

Larissa Moschetta


Nenhum comentário:

Postar um comentário