domingo, 16 de junho de 2019

Vinho BRANCO de uva TINTA!!


Outro dia ganhei uma garrafa de Pinot Noir (atenção no NOIR do nome...) branco!!
Pois é, muita gente não sabe que é possível produzir um vinho branco com uma uva tinta.
Na verdade a coloração do vinho está na casca da fruta, é ela que em contato com o mosto, durante a fermentação, vai "colorindo"o líquido.
Quanto mais material corante uma variedade de uva tem mais intensa será a cor do vinho. Por exemplo, um Pinot Noir é muito mais claro que um vinho feito com a uva Shiraz.
Claro que tempo de maturação e algumas técnicas de produção, vão influenciar na tonalidade final, mas aqui, no VINRISOS, gostamos de falar das coisas de forma descontraída e simplificada.
Portanto, como expliquei acima , é possível ter um vinho branco feito a partir de uvas tintas, agora um tinto de uvas brancas.... Bom, esse eu desconheço!! Risos!!

Quer sugerir temas?
Tem perguntas para nós?
Pode mandar que teremos muito prazer em respondê-las, enquanto tomamos uma taça de vinho, é claro!!

Tim Tim

Larissa Moschetta

Um comentário:

  1. Há um bom vinho italiano que vinifica o Merlot em branco, um dos primeiros que degustei. Hj Dunamis na serra gaúcho também vinifica a Merlot em branco. Do Vale do São Francisco, a Rio Sol, produz seu espumantes vinificando em branco a Shiraz. E claro, a Pinot é vinificada em branco para espumantes e champagne. E há o inverso também, mas no caso, é a adição de uvas brancas nos vinhos tintos.

    ResponderExcluir