domingo, 8 de junho de 2014

É possível fazer vinho em qualquer lugar ?

(Sugestão do tema: Aude Bevalot Thomaz)

Fazer vinho é uma grande arte, isso não há dúvida, e grande parte do brilhantismo esta na uva, portanto, é possível plantar e fazer vinho em qualquer lugar, salvo regiões geladas e etc, mas algumas regiões terão muito trabalho para fazê-lo bem!
Os estudos mostram que as melhores áreas para o plantio de uvas, estão entre os paralelos 30 e 50, o qual você pode localizar nos cantos do mapa mundi deste "post", ou pode facilmente localizar em tons de laranja no outro mapa.
Essas regiões possuem um clima mediterrâneo, com verões e invernos marcados, o que possibilita que a videira faça todo seu ciclo de descanso até a plena produção num ano, e a videira para dar boas uvas, precisa desse ciclo.
Claro que existem regiões que já tem grande tradição vinícola, e estão totalmente inseridas na região alaranjada do mapa, mas regiões como a China, Brasil e outros tantos que também possuem algumas áreas alaranjadas, estão trabalhando para evoluir seus vinhos, e precisam de tempo para mostrar sua evolução. Mas teremos que esperar, para saber se souberam se aproveitar, porque não basta estar inserido numa boa região, é preciso saber produzir um bom vinho.
E as regiões que não possuem áreas alaranjadas, não podem fazer um bom vinho ?
Sim, podem, mas requer muito mais dinheiro, mão de obra, conhecimento de plantio, estudo do clima, solo e etc, porque terão que compensar tudo o que é naturalmente dado nas demais áreas, em busca de controlar a acidez, ou aumentar a cor e etc.
Fazer um bom vinho requer mais do que pertencer a uma boa região do mapa, mas é inegável que estar nesta região, irá dar vantagens bens grandes!






Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário