segunda-feira, 16 de junho de 2014

O mundo das Rolhas...

Os tipos de rolhas são tão variados, que merecem um "post" só para elas!
A ideia é mostrar um pouco de cada rolha, e por que não, mostrar algumas raras!
Abaixo você terá uma foto com as mesmas numeradas, para que facilite a compreensão...Vamos lá!



1) Twin top:
É uma rolha que apenas as extremidades são rolhas de cortiça, mas o corpo é feito de aglomerado, que é um pó de cortiça em diferentes granulações, onde é utilizado o que resta da confecção das rolhas naturais e cola. Este material faz com a que rolha seja mais dura e com menor durabilidade.
Esta rolha por ser mais barata, é utilizada para vinhos mais simples, os quais não são feitos para envelhecer na garrafa!
Os vinhos com esta rolha devem ser guardados deitados.

2) Champagne/Espumante:
Esta rolha tem formato de um cogumelo, onde a parte superior é feita de rolha de aglomerado, que por ser mais rígida, possibilita a retirada sem que se quebre!
Já a parte de baixo, é de rolha natural, para que exista o contato com o líquido, permitindo que o champagne/espumante possa envelhecer e ser mais bem vedado.
Os vinhos com esta rolha devem ser guardados deitados.

3) T Cork:
Normalmente utilizado em vinhos como Porto e etc.
Se utiliza este tipo de rolha, porque se trata de um vinho pronto para ser consumido, mas que normalmente não se termina com uma garrafa num único dia, portanto ela permite que seja novamente fechada e degustada num outro dia.
Este vinho pode ser guardado em pé.

4) Rolha de vidro (Vino Lok):
Esta rolha foi criada na República Tcheca, e o objetivo é facilitar a abertura, já que basta puxar a rolha, mas também para proteger e vedar o vinho.
É muito raro encontrar um vinho com esta rolha, mas se for em busca, procure pelos vinhos italianos, espanhóis e alemães...Mas vai ter que procurar mesmo!
Com esta rolha você pode guardar o vinho em pé, pois não há perigo de secar a rolha, e é utilizado para vinhos de mais rápido consumo, pois não irá evoluir na garrafa, devido justamente a sua rolha, que não permite uma micro oxigenação, como acontece com a rolha natural,  ou até mesmo com a twin top e de champagne.

5) Natural:
Esta vem diretamente de uma árvore chamada sobreiro, com maior concentração em Portugal.
Uma árvore após ter sua casca retirada para a confecção de rolhas, pode demorar até 10 anos para se refazer, portanto, é uma rolha rara e cara, que pode chegar a custar até Euro 1!
Como ela é muito elástica e flexível, se adapta muito bem nas diversas garrafas, e ainda permite uma micro oxigenação, que permite o envelhecimento do vinho!
A desvantagem desta rolha é que ela pode ser atacada por um fungo, e o seu vinho pode "ir para o vinagre", mas hoje cada vez mais, os produtores buscam melhorar a qualidade!
Os vinhos com esta rolha devem ser guardados deitados.

6) Aglomerada
A rolha é toda feita com restos de cortiça e cola, e portanto, não é utilizada em grandes vinhos. São mais duras e menos flexíveis, e podem eventualmente, passar algum aroma para o vinho, devido ao uso de cola.
Os vinhos com esta rolha devem ser guardados deitados.

7) Silicone:
Essa rolha traz guerras homéricas para os tradicionalistas, que preferem as rolhas naturais!
A vantagem desta rolha é que ela não é atacada por nenhum fungo, é muito mais barata e pode ser feita de qualquer cor!
As desvantagens, além da falta de charme, existe a impossibilidade de que o vinho evolua na garrafa, pois não há micro oxigenação, não se sabe a durabilidade desta rolha, pois começou-se a utilizá-la nos anos 90, e portanto, não se recomenda ainda, a guarda de vinhos por mais de 5 anos!
Os vinhos com esta rolha podem ser guardados em pé.

8) Screw Cap ou Tampa de Rosca:
Outra rolha que produz grandes guerras com os tradicionalistas!
A descrição é praticamente a mesma da rolha de silicone, com apenas um comentário adicional, sobre alguns estudos e também já o uso em alguns poucos vinhos, onde esta rolha tem micro furinhos, que permitem que o vinho "respire" e evolua, mas...Somente o tempo poderá dizer se realmente se trata de uma evolução, ou um fracasso!

Como você pode ver, existe vinho para todo gosto, e por que não dizer: Tem rolha para todos os gostos, vinhos e bolsos!!




Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário