segunda-feira, 2 de junho de 2014

Vinho e música: Isso dá samba!?

Faço parte de uma Confraria de Vinho, onde cada confrade uma vez por ano, é responsável pela escolha de um tema e a apresentação aos demais confrades, escolha dos vinhos que serão degustados, claro que ligados ao tema escolhido, e pelo local do evento.
Neste mês fui a confrade responsável pelo evento, e o tema foi: Vinho e Música!

E aí, isso dá samba!?

Sim, dá samba, jazz, pop, rock...A música quem manda é você, através de uma mistura de aromas, sabores, sensações, e lembranças que o vinho e a música trazem para cada um...Não há certo e errado, existe a sua interpretação do vinho e da música, e se vier do coração: NÃO TEM ERRO!

E quais foram os vinhos e a trilha sonora deste evento ? Qual a razão destas combinações ?

Vinho 1: Espumante Geisse-Blanc de Noir ( Safra 2010)
Música 1: Wave (Letra e música de Tom Jobim, na voz de Frank Sinatra)

O espumante é feito com o método tradicional "champenoise", o que lhe traz de forma bem simplificada, já que a vinificação de espumantes merece um novo "post", borbulhas finas e persistentes!
A uva utilizada é a Pinot Noir, a rainha das uvas da Borgonha, com aromas extremamente complexos...Ou seja, um espumante que pede a melodia de Tom Jobim, com a voz refinada de Frank Sinatra!

Vinho 2: Zuccardi A - Torrontés (Safra 2011)
Música 2: Por Una Cabeza (Carlos Gardel)

Os aromas típicos da uva torrontés são flores como jasmim, rosas e etc, além de aromas herbáceos!
Toda vez que degusto um torrontés me lembro de um jardim de flores, e logo penso numa valsa!
Essa música foi tocada no filme Perfume de Mulher, onde brilhantemente, Al Pacino dança uma linda valsa, ao som desta música: Cena imperdível!, e portanto, a trilha sonora ideal!

Vinho 3: Gouleyant Malbec (Safra 2012)
Música 3: Ça Ira (Joyce Jonathan)

Esta uva quando plantada na Argentina, onde o sol permite uma ótima maturação da fruta, dá ao vinho aromas frutados, taninos macios e acidez na medida. Já na sua terra natal, especialmente na região de Cahors, sudoeste da França, a baixa ensolação, acaba por deixar a uva com dificuldade de amadurecer, os taninos são mais duros e a acidez um tanto desbalanceada!
Explicada a característica geral das regiões, este vinho degustado fugia totalmente de tudo que eu escrevi (RISOS), e por isso, foi o vinho eleito do encontro!
Um vinho fácil de beber, frutas maduras, aromas de pimenta, tostado, taninos redondos e boa acidez: Um vinho com bom preço, e que agrada demais!
E onde fica a música nisso tudo!?
A música é de uma cantora francesa, com uma voz doce, leve, fácil de ouvir e gostar: Indico que conheça!

Vinho 4: Mas La Plana Miguel Torres - Cabernet Sauvignon (Safra 2009)
Música 4: Rolling in the Deep (Adele)

Essa foi fácil, imagine o seguinte: A rainha das uvas, como é conhecida a Cabernet Sauvignon...Potente, aromas marcantes, passional...É a uva que quase podemos dizer:
Ame-a ou deixe-a!
E como é a música!?
Potente, passional...Perfeita para a ocasião!

Vinho 5: Cantegril Sauternes (Safra 2009)
Música 5: Assim que se faz (Luciana Mello)...MAS: Tocada no violão por mim!

Este foi meu ato de bravura final: Após mais de um ano sem tocar no violão, na frente de todos os confrades ali presentes, dedilhei as notas e cantei...Fiquem tranquilos, todos sobreviveram (RISOS)!
O vinho da região de Sauternes na França, merece muitos "posts", mas também para que você entenda rapidamente, se trata de um vinho de sobremesa, portanto doce, e são considerados os melhores do mundo, devido a dificuldade que existe para sua produção, e também pelos aromas e sabores especiais que apresentam: Um néctar!
E onde entra a música com o vinho!?
Bem, esta é a música que mais gosto de tocar no violão, e após mais de um ano sem tocar, o melhor é não fugir do tradicional, e se para mim, era um certo esforço expor meus "dotes artísticos", então guardei para o final, a surpresa da música ao vivo, junto com o vinho doce da região mais famosa do mundo!

E ai, você acredita agora que vinho e música podem se encontrar!?
Espero que sim!




Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário