sábado, 21 de junho de 2014

Vinho branco, champagne, tinto, doce...Qual a ordem para servir os vinhos ?

Começo já quebrando um mito, que já vi muitas vezes as pessoas acreditarem ser real: Você pode degustar vinho branco, champagne, tinto e doce num mesmo momento, claro que com moderação, e isso não significa que você esta "misturando" bebidas, afinal, todos são produzidos pela fermentação de uvas!

Mas em que ordem eu devo servir os vinhos?
Para facilitar a compreensão, podemos dizer que devem ser servidos respeitando o corpo do vinho, ou seja, o álcool, taninos, acidez, ou para facilitar ainda mais, respeitando o "peso do vinho na boca"!
De forma geral, imaginando que iremos servir os principais vinhos disponíveis, seria o seguinte:

1) Champagne
2) Vinho Branco
3) Vinho Rosé
4) Vinho Tinto
5) Vinho Doce

A ordem respeita, como eu já havia dito, o "peso do vinho na boca", e portanto começamos com um champagne que é leve e fresco, até chegarmos num vinho tinto, com mais corpo!
Claro que dentro de cada um destes tipos de vinhos, ainda existe a ordem de serviço entre eles, ou seja, se você vai servir vários vinhos brancos, por exemplo, é preciso servir do mais leve e fresco, para os mais encorpados, caso contrário, você terá a impressão de que o vinho não é tão bom quanto algum outro degustado, quando na verdade, a ordem não foi a mais adequada, mas neste caso, é preciso conhecer os vinhos que serão servidos, ou se informar na hora da compra!
Se você respeitar essa ordem básica de serviço, é certo que você terá momentos mais prazerosos, e poderá desfrutar ainda mais deste maravilhoso universo que é o vinho!
Agora que você já sabe a ordem de serviço, é só começar a degustação!





Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário