domingo, 29 de junho de 2014

Garrafas - Tamanho é documento ?

Você vai na sua loja preferida de vinhos, ou no supermercado reabastecer seu estoque, e vê algumas garrafas maiores das que você tem em casa.
Nas corridas de fórmula 1, o campeão celebra sua vitória, com uma garrafa bem maior de todas as tradicionais, vendidas na maioria dos locais que frequentamos!
Mas são edições especiais ? Existem ainda outros tamanhos ?

A resposta é que existem muitos tamanhos de garrafas, alguns delas nunca veremos, pois são muito raras, mas é bom saber que existem!
Os diversos tamanhos de garrafas começaram a ser produzidas por volta de 1800, algumas delas devido ao tamanho, são até hoje produzidas de forma totalmente artesanal. Mas o mais interessante vem agora: Estas garrafas tem nomes, os quais foram inspirados em Reis Bíblicos, por razões desconhecidas.
Ficou curioso para conhecer os nomes ? Então mate a curiosidade, onde poderá ver o nome de cada uma, o volume, e a equivalência em taças de vinho (Claro!):


As mais comercializadas e que são mais comuns, é a tradicional de 750ml, chamada "garrafa", a de 325ml conhecida como "meia garrafa" e a de 1,5L chamada de "Magnun", as outras todas podem ser encontradas, mas devido a seu difícil manuseio, dificuldade de encontrar um local para guardá-la corretamente, a raridade de produção, e também no caso dos vinhos de guarda, que numa garrafa maior precisará de ainda mais tempo para chegar ao seu auge, elas se tornaram raridades!
Mas se você tiver uma na sua casa, principalmente  se nela houver um grande vinho: Me convide! RISOS



Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário