sábado, 21 de novembro de 2015

Carne branca com vinho tinto!!?? - Dica de Harmonização!

Se você já está aí pensando...Pronto, tá maluca!
Então dê uma chance, e leia este "post" até o fim, vai!?
O vinho é uma bebida democrática como poucas no mundo...Se você souber como misturar alguns elementos, então sua alegria está garantida!
O grande ator do prato deste "post", é conhecido, mas pouco explorado no Brasil, mas pessoalmente tenho que admitir que está na minha lista dos prediletos: Coelho!
E se você está de novo, pensando em desistir de ler, porque nunca vai colocar coelho na boca, então saiba que a dica é genérica, e pode funcionar com frango também!
O coelho é considerado uma carne branca, e portanto utilizando aquele padrão...Carne branca igual vinho branco, então a escolha mais fácil seria um vinho branco, correto!?
Sim, mas meu marido estava comigo, e pediu uma massa com molho vermelho, e aí!?
Aí coube a esta que vos escreve, a encontrar um "meio termo"!
A carne de coelho é longamente cozida para se tornar macia, e no cardápio ainda dizia que viria com bacon, ervilhas e uma massa "puxada" no molho do coelho!
Então já ficou mais fácil!
O grande segredo se você quer utilizar um vinho tinto com uma carne branca, é colocar algum elemento no prato, que permita degustar o vinho tinto, e neste caso era o bacon, mas poderia ser um molho feito com tomate, ou com ingredientes que dêem corpo ao molho, tornando-o mais denso e escuro!
Ainda assim, não era possível escolher um vinho cheio de tanino, porque iria mascarar o prato, e...Não vamos nos esquecer da massa do meu marido, não é mesmo!?
Então o vinho eleito foi o Centine 2013, do famoso produtor Banfi, da região da Toscana na Itália!
O vinho é produzido com as uvas Sangiovese (principal), Cabernet Sauvignon e Merlot, sendo que estas duas últimas, apesar de eu não poder dizer o percentual utilizado ao certo, não devia passar de 15% do total, e era macio, sedoso na boca, acidez média e delicado...Exatamente o que a gente precisava para os pratos!
Foi um almoço agradável, em que a harmonização funcionou bem, mesmo sendo uma carne branca com um vinho tinto!
E eu bem avisei...O vinho é democrático, ele sempre vai dar um jeito de ir para sua taça: É só usar a criatividade e ler o blog!





Saúde sempre!
Luciana Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário