quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Pizza e a uva Shiraz...Será!!!??? - Dicas de Harmonização

Fui buscar no famoso e fantástico livro da Jancins Robinson chamado Wine Grapes (Numa tradução livre: Uvas para vinho!), e no livro existe a seguinte tradução para a uva Shiraz:

"Geralmente uma alternativa fashion para a uva Cabernet Sauvignon, com um complexo e surpreende histórico"

As características mais marcantes desta uva é seu visual vermelho intenso, com taninos marcados, aromas e sabores de pimenta, ameixa, cereja, framboesa, couro, alcatrão, tostados, defumados, chocolate, violeta e hortelã...Isso tudo dependendo de onde é como é plantada e vinificada!
Bem, feita a breve descrição da uva, se falamos de harmonizações para esta fantástica uva, um pernil de cordeiro assado com especiarias, churrascos de carne vermelha em geral fariam bonito...Mas para mim em particular, está uva nasceu para uma linguiça...E se for defumada então: ME CHAMA!!
E é aqui que hoje me prendo um pouco!!
Frequento uma pizzaria que permite que se leve o vinho, pagando a taxa de rolha (não sabe o que é, clique aqui), e uma vez meu marido pediu a pizza de calabresa com muçarela, e eu me lembro de pensar:

CARAMBA! 
Essa pizza pede por um vinho com a uva Shiraz!

Como a pizzaria não possui vinhos com essa uva somente, eu não tive dúvida...Levei um de casa na nossa última visita, e a experiência foi incrível!
O vinho escolhido foi o da vinícola paulista da Guaspari, chamado Shiraz Vista da Serra, e muitas das características descritas da uva um pouco antes, estavam presentes neste delicioso vinho!!
A linguiça da pizza tinha gordura e especiarias que se equilibravam com os taninos, acidez e pimenta do vinho...Foi uma delícia!Realmente a combinação foi excelente, e eu realmente recomendo que você escolha um bom vinho com a uva Shiraz, e aproveite a oportunidade de harmonizar com algum prato que combine com esta uva...Quer coisa melhor!?







Saúde sempre!


Luciana Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário