domingo, 16 de julho de 2017

A mesma uva com nomes diferentes!!!

Aqui estamos nós, mais uma semana provando, avaliando e aprendendo sobre vinhos.
Encontrei com um amigo há pouco tempo, que sabendo da minha paixão por vinhos, me falou: "Lara, provei um vinho francês que adorei, de uma uva desconhecida chamada "cot" e queria trocar uma idéia com você!!"
Pois é... foi assim que surgiu a ideia deste post!!
Algumas uvas que já conhecemos, possuem nomes diferentes em outros países.
Então para facilitar nossa vida na hora de escolher ou provar novos vinhos, principalmente em viagens, vai aqui uma lista de alguns nomes que são velhos conhecidos nossos.

A uva é a mesma, mas o nome...

Cot: Assim é conhecida, nossa querida Malbec, na França, na região de Cahors que é seu local de origem. (Então, amigo querido, você provou um delicioso Malbec francês! RISOS)

Tinta Roriz: Aqui estamos falando da Tempranillo, uma uva tinta muito conhecida na França. Também conhecida como Aragonez em Portugal.

Zinfandel: Assim é conhecida a uva Primitivo (Itália), nos Estados Unidos.

Syrah: Uva da região do Rhône, na França. Na Austrália também é conhecida pelo nome de Hermitage ou Shiraz.

Prosecco: Embora muita gente use a palavra "Prosecco", quando se refere a um estilo de vinho espumante,  Prosecco é o nome de uma uva originária da Itália, que também é  chamada de Glera.
Então vc já sabe, quando tomar um vinho com a uva Glera e pensar se tratar de uma uva rara, lembre-se está degustando um Prosecco.

Franconia: Sua origem não é totalmente clara, mas acredita-se que seja da Austria, onde é muito plantada e conhecida pelo nome de Blaufränkisch e na Alemanha se chama Lemberger.

Então agora já sabe,  Malbec na Argentina e Cot na França...E tem muitas outras uvas com nomes diferentes, a lista é grande!! RISOS

Não se esqueça de dividir conosco suas experiências...Já provou um Zinfandel? E um Primitivo?
Conta para a gente !!



Tim Tim!!!

Larissa Moschetta



Nenhum comentário:

Postar um comentário