domingo, 26 de novembro de 2017

Vamos comparar coisas iguais!!??

Você não falou ou já ouviu uma das seguintes frases!?:

  • Ah! Esse vinho é muito caro, com esse preço, eu compro o “Xxxxx” que eu conheço!!
  • Olha, eu não pago este valor de jeito nenhum, melhor tomar um importado, que eu já sei que vai ser bem melhor!
  • Nossa, que absurdo! Com esse valor, eu compro 5 garrafas, e bebo por semanas, no lugar de comprar uma única garrafa!!

Bem!
Eu admito: Já disse uma pelo menos destas frases, algumas vezes!!
Mas aí comecei a pensar, comecei a ouvir a opinião de outras pessoas, e decidi compartilhar com você, para saber o que você também pensa!!
Eu entendo estas frases que citei, com todas suas variações, mas queria dizer uma coisa:

  • Se você deixa de comprar o vinho “X”, para comprar outro, você está levando a mesma coisa para sua casa!?

Me explico:

A maior parte das vezes que ouvi estas frases, eu NÃO ouço o seguinte (Exemplos):

  • Nossa! Não vou comprar este Merlot brasileiro, porque com este mesmo preço, compro um francês com a mesma uva, que é maravilhoso!

Ou...

  • Este Shiraz da Austrália está caro, eu vou comprar este Shiraz da Itália, que é muito bom também!!

Não! Não é isso que eu ouço!
Normalmente a frase é feita assim:

  • Não vou comprar este vinho brasileiro com a uva tannat, porque é caro! Com esta valor, eu compro um vinho francês muito bom!

Mas peraí...O primeiro vinho era com a uva Tannat, o outro era um vinho francês com a mesma uva!? 
Normalmente a resposta é não!
Então eu pergunto: Estamos falando de comprar um vinho por comprar, ou comparando como diria minha mãe "Coisa com coisa"!?
Normalmente buscamos por vinhos, que agradem o nosso paladar, e se você acompanha o VINRISOS, já demos muitas dicas de harmonização entre um prato e um vinho, então a gente precisa comparar as mesmas coisas, ou que elas sejam as mais próximas possíveis, ou seja, se você não quer comprar o vinho “X”, porque acha caro, então busque referências com esta mesma uva ou blend de uvas (Para saber mais, clique aqui!), compare com outros países, produtores ou até o mesmo país, mas uma outra vinícola...Aí sim, lhe darei razão!!
Comece a perceber o seguinte: 

Busque por um vinho que você gostaria de provar, e depois pesquise vinhos que são considerados com a mesma qualidade e mesma uva/blend, e veja se os preços irão variar tanto assim, como você pensa!!!
Quer um exemplo!!??

Pegue um Merlot brasileiro, de ótima qualidade, e busque por um vinho de qualidade semelhante de Bordeaux na França, na margem direita, onde estão os mais famosos vinhos produzidos com esta uva...Se achar um por menor valor ou próximo, então bebemos juntos, e não discutimos mais!!!

Não quer usar o vinho brasileiro como referência!?
Então vamos pegar um vinho com a uva branca Sauvignon Blanc, produzido no Chile, e compare com o preço de um vinho produzido na Nova Zelândia, onde esta uva é rainha absoluta, ou até mesmo um vinho francês com esta uva, que também possue exemplares maravilhosos...Terá o mesmo preço, se compararmos qualidades semelhantes!?
Dizer só que é caro, e que é possível comprar vinho melhor, sem comparar a mesma coisa, só vale se você não se preocupa em aprender mais sobre este universo, porque daí qualquer coisa que você beba “tá valendo”, mas se você acompanha o VINRISOS, e tantos outros blogs e sommeliers que dedicam seu tempo para compartilhar conhecimento, então você sabe que comprar um vinho tem sempre um propósito, e quanto mais você bebe, mais aprende e mais exigente fica, porque quer extrair de cada vinho, a melhor experiência, e para isso, é preciso também ponderar com nossas comparações, ou daqui a pouco vamos dizer também:

  • Fui comprar laranja, mas estava caro, então levei uma melância!!!

Ambas farão sucos, se você quiser...Mas, é o mesmo suco!!!!????







Saúde Sempre!



Luciana Martínez

Nenhum comentário:

Postar um comentário