domingo, 29 de julho de 2018

Os Aromas do Vinho



Há algumas semanas eu falei sobre “O que encontrar em uma taça de vinho”. Seguindo essa linha de observação , vamos falar sobre os aromas do vinho de como reconhecê-los e classificá-los.

AROMAS PRIMÁRIOS

Eles vêem da uva, cada variedade tem características aromáticas próprias. 
Por exemplo, já deve ter ouvido dizer que um Chardonnay tem aromas de abacaxi e um Sauvignon Blanc de maracujá e de grama cortada. Importante lembrar que esses aromas primarios variam de acordo com a região onde a uva foi plantada. Um Pinot Noir da Nova Zelândia vai apresentar aromas diferentes de um da Borgonha.
Para descrever esses aromas podemos classificá-los como frutas negras, frutas secas, frutas vermelhas, frutas tropicais, frutas cítricas, florais,  herbaceous (mato/ grama) e mineral.


AROMAS SECUNDÁRIOS

Esses aromas aparecem durate a elaboração do vinho, quando o mosto entra em contato com as leveduras  e inicia a fermentação. Como está acontecendo um novo processo, novos aromas aparecerão.


AROMAS TERCEÁRIOS

Como o próprio nome diz, são os aromas desenvolvidos com o tempo,  o contato com a barrica e o contato controlado com o oxigênio. Aromas de envelhecimento, sabe aqueles aroma de nozes de um Champagne safrado? Ou os aromas de torta de castanha de um Vinho do Porto? Pois são esses bons exemplos de aromas terceários.

Agora só falta testar. E não é essa a melhor parte da brincadeira?



Tim Tim!!

Larissa Moschetta


Nenhum comentário:

Postar um comentário